Fauna & Flora
ECOSSISTEMA
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

ECOSSISTEMA DA MEIA LUA

 

O Pantanal Ranch Meia Lua é situado na região de Miranda, que é uma das onze sub-regiões do Pantanal. Meia Lua cobre uma área de 800 hectares, sua paisagem e seu ecossistema apresentam características que revelam que esta área é formada não apenas pelo Pantanal (uma imensa área plana, aproximadamente 90 metros acima do nível do mar, a maior área alagável do mundo), mas também pelo Cerrado (terreno acidentado com savanas, seco e matas ciliares).

 

Aqui encontramos uma grande variedade de mamíferos terrestres da América do Sul, como lobo guará, tamanduá bandeira, veado, quexada, anta, onça e outros. A Meia lua também é geograficamente influenciada pela Serra de Maracaju. A Serra pode ser definida como uma área de planaltos, e grande parte da bacia hidrográfica é formada por áreas rochosas e remanescentes de platôs erodidos.Tudo isso torna a Meia Lua um lugar muito especial, onde três ecossistemas convergem em uma altitude de 190 metros acima do nível do mar. É uma área bem importante pois contem várias nascentes naturais que ajudam a sustentar e nutrir o Pantanal, permitindo o crescimento de uma grande variedade de plantas. A água dessas nascentes acaba em vários córregos (pequenos rios – muitos encontrados dentro da Meia Lua) que então fluem para os rios maiores do Pantanal e que depois correm em direção ao Oceano Atlântico. Poucas pessoas percebem que o Pantanal não existiria se não existissem as nascentes de água natural sob o Cerrado, que ajudam a ligar todos esses ecossistemas, é muito importante ajudar à protegê-las.

 

CLIMA

 

Por causa das montanhas e do nível de altitude, o Pantanal Ranch Meia Lua quase não tem mosquitos e é abençoado com uma brisa fresca praticamente o ano todo. No verão, entre os meses de novembro e fevereiro, o clima é geralmente quente e chuvoso. No Outono, entre os meses de março e junho, é menos chuvoso e mais fresco. Durante o inverno, entre junho e agosto, é frio e seco. E na primavera, de setembro a novembro, começa a ficar quente e húmido outra vez.

 

FLORA & FAUNA

 

Na Pousada Pantanal Ranch Meia Lua e em outras regiões do Pantanal o clima é arido e geralmente seco, a paisagem é similar à da caatinga e nela encontramos as seguintes espécies de árvores: o mandacaru (cereus jamacaru), a piuva do genero tabebuia (também conhecido como Ipê, com flores em variações de vermelho e amarelo), palmeiras, muitas espécies de orquídeas, bromélias, figueiras como a figueira “mata-Pau” (ficus dendrocida), aroeira (myracrodruon urundeuva), e muitos tipos de plantas aquáticas e plantas encontradas também no “baixo” Pantanal.

 

Até hoje, mais de 110 espécies de pássaros (e esse número aumenta a cada ano) foram identificadas na Meia Lua. Aqui você verá certamente o tuiuiu (a ave símbolo do pantanal), tucanos, periquitos, araras, garças brancas grandes, socós, cafézinhos, siriemas, papagaios, águias carcarás e curiacas.Pode se dizer que a fauna do Pantanal é uma das mais ricas no mundo inteiro. Ela tem 650 espécies de pássaros, sendo a mais espetacular a arara azul, ela é uma ave ameaçada de extinção, mas pode ser ouvida e vista, voando livremente, no Pantanal Ranch Meia Lua.

 

Mais de 1.100 espécies de borboletas já foram catalogadas, junto com mais de 95 tipos de mamíferos, sendo os mais peculiares a onça pintada (1,2m de comprimento e 140Kg) e a capivara, o maior roedor do mundo. Alguns dos mamíferos mais facilmente encontrados são: lobinhos, veados, lobo guará, macaco prego e o bugio (ele faz um rugido selvagem durante o nascer e o pôr do sol), espécies de porco do mato como o quexada, tamanduás, antas, lontras, quatis, tatús e outros.

 

Existem aproximadamente 162 tipos de répteis no Pantanal, sendo os jacarés os mais conhecidos, encontramos na fauna pantaneira uma grande quantidade de cobras venenosas e não-venenosas, entre elas a anaconda, a jibóia, cobras aquáticas como a jaracussu do brejo, jararacas mais comuns (bothrops matogrossense) e a cobra coral. Lagartos como o teiú, jabutís e tartarugas aquáticas também podem ser encontradas.Por último, não esqueçamos as 40 diferentes espécies de anfíbios, tais como o sapo boi (bufo paracnemis), as perecas (hila minuta) e rãs (hila boans), frequentemente encontradas em banheiros no Pantanal Ranch Meia Lua. For a dos quartos pode ser comum encontrar araquinídeos como os escorpiões, tarântulas e aranhas caranguejeiras.

 

OBSERVAÇÕES CULTURAIS

 

Nós estamos trabalhando com pessoas do Pantanal, sua cultura e vidas são bem diferentes. Por favor, respeite seu(s) guia(s) e as pessoas locais do Pantanal, que podem estar guiando ou cuidando de você, pois eles estão constantemente em contato com muitas pessoas de fora, e provavelmente não querem expor sua vida pessoal. Aproveite para conversar e aprender mais sobre a natureza local, as curiosidades sobre a fauna e a flora, o clima, os hábitos e costumes locais em geral.